Projeto Viver Bem

O Projeto visa gerar condições para a promoção da autonomia, da integração e da participação efetiva da pessoa idosa na sociedade por meio do empreendedorismo social e da geração de renda.

Objetivo : Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, propiciando vivências que valorizem as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários;

Oficinas: Resgate de Saberes: Culinária criativa, Artes manuais, Atelié ambiental, Camerata (violão e coral), Educação financeira e Mobile (Inclusão digital).

  • Público: 180 idosos
  • Cidade: Carapicuíba (2025)

Os cidadãos da terceira idade são vistos como pertencentes ao “Mito da Velhice” sendo assim considerados cidadãos de segunda classe, quando a sociedade se refere à produção, ao trabalho, ao lazer, à educação e à oportunidade.

Esquece a Sociedade que ela está num contínuo processo de envelhecimento, que seus membros são “envelhecentes” desde que nasceram e que sempre lançam mão da dignidade como forma de defesa todas as vezes que têm seus direitos esbulhados.

Buscamos a inserção do idoso nos programas de capacitação de geração de renda e assim estimular qualidade de vida, a geração de renda, a autoestima, independência financeira e o prazer em empreender

Hoje no Brasil, temos um pequeno número de idosos que atuam como empreendedores, e precisamos ampliar esse número por conta de que a população está vivendo cada mais e a população idosa tem de retomar seu protagonismo natural.

Galeria